Portal do Governo Brasileiro

teclas especiais

Descrição

No Linux, existem algumas combinações de teclas que podem ser usadas pelo usuário na execução de suas tarefas. Abaixo, são listados alguns exemplos.

TAB

A tecla TAB completa a digitação dos comandos e/ou aplicativos do sistema. Por exemplo, digite makew e tecle TAB. O Linux irá completar o comando para makewhatis (caso exista este comando no seu sistema). Se você digitar apenas make e pressionar duas vezes a tecla TAB, o Linux fornecerá a lista dos comandos e aplicativos que começam por make.

CTRL+ALT+ ou CTRL+ALT-

Se você configurou mais de uma resolução da tela dentro do X-Window, é possível alternar entre estas configurações usando as teclas CTRL+ALT+ ou as teclas CTRL+ALT-.

Os sinais de "+" e de "-" são do teclado numérico.

CTRL+ALT+DEL

Ao pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL, em conjunto, o sistema será reinicializado. Para evitar que qualquer usuário possar reinicializar o sistema, deve-se criar o arquivo /etc/shutdown.allow com o nome dos usuários que possuem autorização para rebootar a máquina.

O script com a configuração destas teclas é o /etc/init/control-alt-delete.conf.

ALT+Fn

As teclas ALT+Fn permite a navegação no modo texto entre as consoles virtuais da máquina, onde Fn é uma tecla de função. Por exemplo, ALT+F1 mostra a console virtual 1 e ALT+F3 mostra a console virtual 3.

CTRL+ALT+Fn

O conjunto de teclas CTRL+ALT+Fn permite a navegação no modo gráfico entre as consoles virtuais da máquina, onde Fn é uma tecla de função. Por exemplo, CTRL+ALT+F1 mostra a console virtual 1 e CTRL+ALT+F3 mostra a console virtual 3.

 

  Topo   |   Guia   |   Home