Portal do Governo Brasileiro

X Window

Definição

O sistema X Window é um protocolo com um conjunto de rotinas de tratamento de tela padronizadas que permite a criação de interfaces gráficas independente do hardware, ou seja, ele pode ser utilizado em diferentes tipos de máquinas e plataformas Unix. Isto se dá pois o monitor do usuário não se comunica diretamente com as aplicações, o dado tem que passar pelo tratamento de conversão de padrão do sistema X e só então este dado chegará até a aplicação.

Assim o mesmo programa pode ser executado sobre qualquer hardware sem ser recompilado ou modificado.

Sistema X em rede

Com o sistema X vários programas, que podem estar rodando em máquinas pela internet, geram simultaneamente texto e gráficos na tela de um determinado usuário.

Em geral sistema X é dividido em servidor X e cliente X.

O servidor X é o programa que controla a exibição de gráficos em tela, mouse e teclado. Ele se comunica com os programas clientes através de vários métodos de comunicação.

O cliente X é simplesmente onde o programa está sendo executado, o qual pode ser na mesma máquina que do servidor X ou em uma máquina remota.

Com a capacidade de funcionamento em rede, podemos fazer com que uma máquina execute o trabalho e mostre o resultado em outra, ou seja, o sistema X deixa uma máquina livre (máquina sevidor X) enquanto outra faz todo o trabalho (máquina cliente X).

Gerenciador de Janelas

Como em cima do protocolo X rodam todas as aplicações, como o gerenciador de janelas não seria diferente. Eles são responsáveis por gerar a interface externa do sistema do usuário. O sistema X torna o gerenciador de janelas em um processo separado, assim o usuário pode escolher entre uma variedade de gerenciadores, como por exemplo o KDE e o mwm.

 

  Topo   |   Guia   |   Home