Comportamentalismo
 

Teoria do Reflexo, de Ivan Pavlov

"Essencialmente, somente uma coisa na vida nos interesse realmente - nossa experiência psíquica. Seu mecanismo, entretanto, estava e ainda está imerso na obscuridade profunda" (Pavlov, apud Biomedical Sciences)

Uma experiência com um cão tornou-se clássica para exemplificar a teoria do reflexo condicionado de Pavlov. Inicialmente, ao apresentar ao cão um pedaço de carne (estímulo incondicionado- EI), ele saliva (resposta, reflexo incondicionado - RI). Em seguida, ao tocar uma campainha (estímulo neutro - EN), o cão levanta as orelhas e abana a cauda (resposta, reflexo incondicionado - RI). A próxima etapa da experiência é apresentar, repetidas vezes, o pedaço de carne e tocar a campainha simultaneamente. Após algum tempo, ao tocar a campainha o cão salivará mesmo sem a visão da carne. O som da campainha, que era um estímulo neutro, transformou em estímulo condicionado (ENC). A salivação, que era um reflexo incondicionado, tornou-se um reflexo condicionado (RC).

A experiência com o cão deu origem à teoria do reflexo segundo a qual as respostas incondicionadas (RI) são comportamentos involuntários, inatos e não aprendidos e relacionados à sobrevivência e que, a princípio, são provocados por estímulos também incondicionados (EI). Por exemplo, quando um objeto (EI) entra em contato com a boca do bebê, o reflexo de sucção (RI) é ativado sem a necessidade de aprendizagem ou experiência prévias.

Pavlov demonstrou que, apresentando juntos um estímulo incondicionado (EI) e um estímulo neutro não condicionado (ENC), repetidas vezes, o reflexo será gerado com a apresentação apenas do estímulo neutro - que então passa a ser chamado de estímulo condicionado (EC). O comportamento em questão passa a chamar-se resposta ou reflexo condicionado (RC).

 

Referências selecionadas:

Jogo do condicionamento
Interessante jogo para você tentar condicionar o cão. Simula a experiência de Pavlov.

Classical Conditioning Paradigm
Página interativa mostrando as sucessivas etapas do condicionamento clássico de pavlov.

O que é o Reflexo Condicionado
Artigo introdutório sobre o reflexo condicionado.