UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

Escola de Informática Aplicada (EIA)

Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI)

Atividades Curriculares de Extensão (ACE)



Considerações Gerais

As disciplinas TIN0054, TIN0055, TIN0056 e TIN0057 – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO 1, 2, 3, 4 visam atender ao requisito do Plano Nacional de Educação, que prevê em sua Estratégia 12.7:

12.7) assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social;”

Alunos matriculados nessas disciplinas desempenharão atividades complementares, regulamentadas pela RESOLUÇÃO UNIRIO N.º 2628, DE 08 DE SETEMBRO DE 2005.

Essas disciplinas são obrigatórias e previstas a partir do 5o período do curso, podendo ser cursadas em qualquer período, visto que não possuem pré-requisitos.

Link para o Programa da Disciplina (revisado em 2015)

Objetivos das disciplinas ACE

As disciplinas ACE agrupam as diversas atividades complementares dos alunos do BSI. Isto inclui estágios supervisionados, programas de trainees, monitorias, bolsas, disciplinas e cursos extra-currículares, atuação profissional em área afim do curso, representação discente em Diretórios, Colegiados de Escolas e Departamentos ou Conselhos do Centro e da Universidade, participação em projetos de pesquisa ou extensão ou na organização de eventos da UNIRIO, bem como colaboração em Empresa Júnior, quer como consultores independentes quer como membros da direção.

O Colegiado do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, em reunião realizada em 19 de junho de 2015, deliberou que, no mínimo, duas disciplinas ACE devem ser cumpridas com atividade acadêmica de pesquisa ou extensão, estágio ou trabalho na área de Sistemas de Informação ou em áreas afins.

O acompanhamento e o controle das atividades serão realizados através de entrega de documentos via tarefas no Moodle UNIRIOTEC, onde serão criadas entradas para cada disciplina ACE a cada semestre letivo. Os alunos matriculados em ACE deverão, no início do semestre letivo, inscrever-se no Moodle (http://moodle.uniriotec.br/) na disciplina ACE em que estiver matriculado. São previstos encontros presenciais das turmas ao longo de cada semestre letivo, agendados através do Moodle e por e-mail. Nestes encontros, os alunos fazem breves apresentações sobre as suas atividades.

As disciplinas ACE também têm como objetivo educar os estudantes quanto ao cumprimento de prazos e tarefas que são corriqueiros em ambientes de trabalho de qualquer natureza.

Documentação a ser apresentada durante o semestre da atividade

(via Tarefas agendadas no Moodle UNIRIOTEC)

Todos os documentos devem ser entregues exclusivamente através de tarefas do Moodle, em arquivo PDF.

ATENÇÃO: Para ser aceito pelo controle, o arquivo deverá estar nomeado como segue. Arquivos sem esta identificação serão recusados.

Número da Tarefa-Primeiro Nome-Último Sobrenome.pdf

Exemplo da Tarefa 1 do aluno Henrique José Tavares

nome do arquivo = 1-Henrique-Tavares.pdf

Em caso de cópia escaneada, o aluno deve guardar o documento original para eventual comprovação junto ao professor responsável pela disciplina.

1- Questionário Inicial (Tarefa 1: prazo estabelecido no Moodle)

Todos os alunos matriculados em ACE deverão responder e entregar o questionário, conforme modelo fornecido, até a data limite, mesmo que a atividade seja continuação de atividade anterior. (Vide modelo de questionário em ODT)

2- Documentação comprobatória da atividade (Tarefa 2: prazo estabelecido no Moodle)

Todos os alunos matriculados em ACE deverão entregar arquivo em PDF com cópia de um dos documentos abaixo, dependendo da atividade.

2.1. Estagiário pela Fundação Mudes ou CIEE ou empresa conveniada da UNIRIO:

2.2. Estagiário de outra empresa sem convênio:

2.3. Empregados ou trainees com vínculo empregatício

2.4. Monitores, Bolsistas e Participantes voluntários de projetos acadêmicos

2.5. Outras situações

3- Relatório de Avaliação da Chefia Imediata (Tarefa 3: prazo estabelecido no Moodle)

4- Relatório Técnico Final (Tarefa 4: prazo estabelecido no Moodle)

Avaliação da disciplina

Resumo das Tarefas

  1. Questionário Inicial (modelo)

  2. Documentação Comprobatória (caso a caso)

  3. Relatório de Avaliação da Chefia Imediata (modelo)

  4. Relatório Final (modelo)