Programa de Pós Graduação em Informática
Mestrado – Em 2006, foi criado o PPGI, mediante o credenciamento, pela CAPES, do curso de Mestrado Acadêmico, que teve início no ano seguinte. Coerente com o perfil da educação em informática na UNIRIO, o PPGI tem a sua área de concentração em Sistemas de Informação, diferenciando-se da maioria dos programas de pós-graduação em informática do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa nesta área lida com a complexidade de sistemas que requerem conhecimentos técnicos e organizacionais para serem projetados, desenvolvidos e gerenciados, que afetam tanto a operação como a estratégia das organizações. Essa complexidade é abordada, de forma integrada e completa, através de três linhas de pesquisa: Distribuição e Rede, Representação de Conhecimento e Raciocínio, e Sistemas de Apoio a Negócios.
Doutorado – Em 2013, o PPGI obteve o credenciamento pela CAPES, do Curso de Doutorado em Informática, com início em 2014. Os objetivos deste curso estão alinhados com a ideia de que o posicionamento de Sistemas de Informação como área de pesquisa representa atender a uma demanda por inovação e investigações específicas e necessárias às organizações, à sociedade e ao País.
O Corpo Docente do PPGI é composto por professores pesquisadores do Departamento de Informática Aplicada, todos atuantes também no ensino de graduação. Os docentes são credenciados a orientar pesquisas de dissertações de mestrado e/ou teses de doutorado, sendo alguns deles detentores de bolsas de produtividade de pesquisa, com projetos financiados pelos órgãos de fomento.
Mestrado Profissional em Matemática
É um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.
O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
Na UNIRIO são oferecidas a cada exame de acesso 20 vagas, sendo 16 destinadas para professores que atuam na rede pública de ensino e 4 abertas para toda a sociedade.