Palestra sobre “Inteligência artificial e criação de música”

Palestrante: François Pachet, Diretor, Spotify CTRL (Creator Technology Research Lab), Paris

Titulo: Pesquisa e produção por trás do álbum “Hello World”

Resumo: No projeto Flow Machines, desenvolvemos diversas tecnologias de IA para gerar música, em forma simbólica e sonora. Nesta palestra vou descrever essas tecnologias e suas características específicas no contexto da composição musical assistida por IA. Ilustrarei a palestra por extrato do álbum Hello World, o primeiro álbum pop composto com AI.

Bio: François Pachet obteve seu Ph.D. e Habilitação da Universidade Pierre e Marie Curie (UPMC-Paris 6, agora Sorbonne Université), após um diploma de engenheiro da Ecole des Ponts et Chaussées. Ele foi Professor assistente de inteligência artificial na UPMC até 1997, quando se juntou ao Laboratório de Ciências da Computação da Sony em Paris para conduzir pesquisas sobre audição, composição e desempenho de música interativa.

Ele desenvolveu várias tecnologias premiadas, como espacialização baseada em restrições, programação inteligente de música usando metadados e sistemas: MusicSpace, Continuator para improvisação de música interativa e Flow Composer, que abriu o caminho para composição de partituras baseada em IA. François Pachet publicou intensamente em inteligência artificial e computação musical. Foi eleito EurAI Fellow em 2014 e doutor honoris causa da UFPE em 2017.

Ele foi o Investigador Principal do projeto Flow Machines financiado pela ERC, que produziu (com o músico Skygge) Daddy’s Car, uma música no estilo dos Beatles, e Hello World, o primeiro álbum de música mainstream composto com AI. Ele também é músico e publicou dois álbuns de música (jazz e pop) como compositor e intérprete, bem como um livro sobre a ontogênese de um ouvido musical, Histoire d’une Oreille. Seu objetivo atual é construir uma nova geração de ferramentas para auxiliar na criação de músicas.

Logo depois da palestra, haverá uma mini mesa redonda, com participação de Professores de informática (IA) e de música da UNIRIO e outras instituições, com debate aberta a plateia.